O diagnóstico mudou e está cada vez mais molecular.

Cadastre-se e receba informações de vagas de emprego, aulas gratuitas, avanços na área e cursos

O Instituto de Pesquisa e Ensino em Diagnóstico Molecular (IPEDMOL) foi criado justamente pensando na carreira dos profissionais que ou querem entrar ou já trabalham no crescente mercado de diagnóstico molecular.

O meu compromisso é te levar para o próximo nível da sua carreira dentro da Biologia Molecular. Ou seja, não importa se ainda está na faculdade ou terminou o doutorado, aqui você encontrará conhecimento aplicado e atualizado que vai contribuir para a sua formação.

A Biologia Molecular é uma ciência relativamente recente quando comparada a outras, que em tão pouco tempo já revolucionou e continua revolucionando não só o diagnóstico de doenças, mas possibilitando o surgimento de tratamentos direcionados, contribuindo com a melhoria na qualidade de vida dos pacientes e aumento na sobrevida. Sendo utilizadas desde a identificação de patógenos a diagnóstico de câncer; usadas em animais, plantas ou humanos; empregadas na Terra ou no espaço (projeto da NASA).

Sem contar o seu enorme impacto em diversas outras áreas, como medicina forense, reprodução humana, agronomia ou na geração de novos produtos proteicos e manipulação de plantas e animais para as características fenotípicas desejadas.

O campo de atuação para os profissionais que dominam a Biologia Molecular e suas técnicas é vasto e crescente.

Uma ciência que antes era restrita ao campo da pesquisa e que com o passar dos anos, através do desenvolvimento de técnicas simplificadas, sensíveis, precisas, reprodutíveis e cada vez mais acessíveis, com relevância clínica, tem migrado para da pesquisa básica e translacional para o uso no diagnóstico. Não só em testes de diagnóstico, mas exames que permitem avaliar risco de desenvolver doenças, prognóstico, preditivo de resposta a tratamento, acompanhamento de doença, recaída, ou seja, está presente em todas as fases da saúde e da doença e ainda tem permitido o desenvolvimento de tratamentos direcionados.

É, já foi o tempo onde aprender Biologia Molecular era um diferencial, hoje, o dominar o básico é quase que uma questão de sobrevivência na área da saúde. Tudo, em algum momento envolve ou o conhecimento do DNA ou das técnicas de BioMol (para os íntimos). Elas não são só o futuro, mas já são o presente da ciência com impacto direto e indireto em milhares de vidas. São o conhecimento divisor de águas de muitas doenças.
O câncer como conhecemos hoje, incluindo o entendimento da doença, formas de diagnóstico e tratamento, só são possíveis por causa dos avanços na Biologia Molecular.

A identificação rápida de um patógeno causador de uma pneumonia de causa desconhecida em Wuhan, na China, só foi prontamente identificado devido ao domínio das técnicas de sequenciamento de DNA.

Assim como o diagnóstico sensível e específico para identificação desse vírus, só foi alcançado porque já usávamos a PCR para identificação de outros patógenos e os laboratórios já possuíam estrutura técnica e profissionais capacitados para atender essa demanda.

Não há dúvidas de que um mercado que já vinha crescendo e explodiu no ano passado, é uma opção de carreira para você.

Apesar de toda essa importância, a formação de novos profissionais ainda é restrita à carreira na Academia (pesquisa). Ainda que essa seja uma área igualmente nobre, o campo de mercado é mais restrito e são formações diferentes. São carreiras diferentes e hoje, poucos são os lugares com uma formação específica para os profissionais que querem construir uma carreira no diagnóstico molecular, seja trabalhando como analista laboratorial, assessor científico, consultor, vendas ou responsável técnico. Acredite, a formação é diferenciada dos profissionais que trabalham aplicam as técnicas para a pesquisa e ainda, a formação de um bom profissional perpassa dominar as técnicas.

A Biologia Molecular mudou o que conhecíamos sobre diversas doenças, mudou o mercado de diagnóstico com a introdução de suas técnicas e os profissionais que já trabalham ou querem trabalhar com diagnóstico molecular precisam se capacitar especificamente para essa carreira. Mantendo-se atualizado com relação a introdução de novas técnicas, novos conceitos e novas legislações.

Essa é então a principal razão da nossa criação, capacitar para que você faça ser o NOVO PROFISSIONAL DA BIOMOL.

Venha fazer parte dessa nova geração!

Menu