Simone Bonecker, PhD

Quem sou eu?

Prazer, sou como você, uma pessoa que queria ter a certeza de que fez a faculdade certa e que não perdeu 4 anos de sua vida estudando para nada…

Que ao se formar terá uma oportunidade de emprego, mas não qualquer emprego. Um emprego em que o conhecimento aprendido ao longo dos 4 anos não seja desperdiçado. Trabalhar em um local em que a minha função vá além de colocar um tubo na máquina. Que o resultado do meu trabalho impacte vidas, que o meu conhecimento seja aplicado para fazer a diferença na vida do próximo.

Hoje, pode dizer que eu consegui e que sou realizada profissionalmente, pois construí a minha carreira em um terreno sólido e crescente em que o resultado gerado pelo meu trabalho é o diferencial na vida de um paciente e essencial para guiar as escolhas dos médicos. Posso ainda, através do meu conhecimento orientar familiares, amigos, indivíduos de forma geral com relação a temas relativos à saúde.

No entanto, o caminho não foi fácil. Há aprendizados encontrados somente a caminho do abismo.

Acabei a faculdade desempregada, pensei em fazer outra faculdade, vivi de bolsa, reclamei da falta de verba e incentivo, cogitei desistir, mas persisti, não cegamente, mas com um plano. Minha paixão pela BioMol e pela genética não são suficientes para pagar boleto, tive que me reiventar e arriscar caminhos pouco trilhados no passado.

Consegui vencer, trabalho com Biologia Molecular e suas técnicas desde 2004, terminei o mestrado na Biologia Celular e Molecular na Fiocruz (2010), trabalhei como assessora científica em Bio-Manguinhos (2011), fui para INCA (2012) para padronizar e validar testes moleculares para diagnóstico e acompanhamento de doença residual mínima em leucemias, fiz o doutorado em Oncologia pelo INCA (2018), trabalhei como analista e consultoria, implementando, padronizando e validando dezenas de testes moleculares no maior laboratório de diagnóstico da América Latina e hoje, ainda sou consultora, trabalhando na implantação de laboratórios de diagnóstico e implementação dos testes moleculares e presto assessoria científica na área de Biologia Molecular.

A trajetória não foi fácil, a vida parece injusta, se medida por nossa régua… Parece haver mais obstáculos quando focamos no problema, mas o jogo muda quando nosso comportamento muda, e quando temos clareza de onde queremos chegar e o preço que pagaremos para chegar lá… e posso dizer com segurança… Vale muito a pena! O sucesso deixa rastro, basta seguí-lo 😉

Menu